Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

REFLEXÕES SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2024; Volume: 46; Issue: 92 Linguagem: Português

10.36517/eemd.v46i92.94238

ISSN

2526-0847

Autores

Simone de Fátima Flach, Gessica Lucif,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

A partir do Materialismo Histórico Dialético, o presente texto apresenta uma discussão sobre a gestão democrática como princípio da escola pública, tendo como pressuposto que este não se desvincula da luta política, por possibilitar o avanço social pela ação democrática de dentro para fora da escola. Para tanto, apresenta a gestão democrática como princípio na educação pública, como se insere no contexto do capitalismo e como ocorre em instituições públicas de educação infantil no município de Carambeí – PR. Por fim, conclui-se que a gestão democrática ainda é uma realidade a ser conquistada, sendo necessárias ações que ultrapassem a formalidade legal e tornem-se capazes de alcançar a vivência democrática por toda a comunidade.

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