
Redes de conhecimento e representações: um estudo das coleções ornitológicas formadas por Emília Snethlage no Museu Paraense Emílio Goeldi entre 1905 e 1921
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 20; Issue: 38 Linguagem: Português
10.30612/rehr.v20i38.19057
ISSN1981-2434
AutoresL. F. SANTOS, Nelson Sanjad, Lilian Bayma de Amorim,
Tópico(s)Fish biology, ecology, and behavior
ResumoO objeto de estudo do presente artigo são as coleções ornitológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), formadas pela cientista alemã Emília Snethlage entre 1905 e 1921. O objetivo principal foi investigar o projeto político do governo paraense que fundamentou a construção da coleção, a inserção dessas coleções no debate científico da ornitologia no início do século XX e as redes locais de conhecimento que atuaram no trabalho de campo da naturalista. A pesquisa está situada no campo da História das Ciências. As fontes utilizadas incluem os livros de tombo da ornitologia do MPEG, relatos de viagem de Emília, correspondências, periódicos de museus e jornais. Para a interpretação das fontes, foram mobilizados os conceitos de “redes de conhecimento” e “representação”. As informações sobre o acervo de aves estão registradas nas documentações, permitindo perceber a presença de diferentes sujeitos envolvidos no colecionamento, desde indígenas até cientistas. Além disso, a pesquisa evidenciou como essas coleções circularam em nível nacional e internacional, atravessando debates eminentemente científicos e as influências do contexto social e histórico. Portanto, o trabalho abordou a construção simbólica de sentidos sobre a coleção ornitológica e pretendeu evidenciar a participação dos atores locais na construção do conhecimento científico.
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