
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EFEITO FOTOVOLTAICO NO ENSINO MÉDIO
2024; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2024.v15.2693
ISSN2176-1477
AutoresJoão Pedro de Barros Prudente da Silva, Jefferson Adriano Neves, Marco Aurélio do Espírito Santo,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoEste estudo aplica e avalia uma sequência didática sobre energia e efeito fotovoltaico no ensino médio, temas fundamentais para a física moderna que, devido a complexidade conceitual, exige abordagens didáticas diversas para sua compreensão. Utilizando atividades investigativas, o objetivo é promover a alfabetização científica e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular no sul do estado do Rio de Janeiro. A sequência, composta por quatro atividades, foi implementada ao longo de seis horas-aula, utilizando um painel fotovoltaico e simulações computacionais. Os dados coletados, por meio de respostas escritas e do diário de campo do professor, foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, com as categorias construídas a posteriori. Os resultados indicam que a sequência didática proporcionou a compreensão do processo de conversão de energia luminosa em elétrica, evidenciado pela capacidade dos estudantes de explicar o efeito fotovoltaico, identificar os componentes do painel solar e relacionar a intensidade da luz com a energia elétrica gerada. O debate sobre as implicações da energia fotovoltaica levou os alunos a considerarem os desafios da implementação da energia solar no Brasil, como o alto custo e a intermitência, e a importância de diversificar as fontes de energia, incluindo fontes alternativas como a energia das ondas do mar. Identificamos potencial para favorecer a Alfabetização Científica, envolvendo os estudantes em atividades que demandam compreensão de conceitos científicos e análise de dados. A sequência didática, apesar de algumas dificuldades como a limitação de tempo e condições climáticas desfavoráveis, mostrou-se promissora para o desenvolvimento cognitivo e crítico dos estudantes, favorecendo a compreensão do efeito fotovoltaico e suas implicações socioambientais. A reflexão sobre a prática docente evidenciou a importância do professor na mediação do conhecimento.
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