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A influência religiosa na prática do docente: limitações identificadas na escolha dos conteúdos que contemplem a Lei 10.639/03 e a BNCC, na construção das aulas de educação física do município de Vila Velha - ES

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-475

ISSN

1988-7833

Autores

Katy Kenyo Ribeiro, Ugo Vilen Brasil,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar as experiências vividas em um encontro de formação continuada ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha - ES, para os docentes do componente curricular de Educação Física, que atuam da educação infantil ao ensino fundamental II. A formação ocorreu no horário de serviço, no dia de planejamento do docente, sendo uma prática já comum na rede, onde uma vez por mês é ofertado um encontro e conversado um tema específico que possa contribuir com as práticas dos docentes, enriquecendo seu repertório de conhecimentos, refletindo diretamente em sua prática, oportunizando novas experiências culturais, motoras, sociais, corporais e intelectuais aos discentes. A intenção da formação foi estabelecer diálogos com a Lei 10.639/2023 e a Base Nacional Comum Curricular através do conteúdo sobre Capoeira e Maculelê. Ao final da formação utilizamos um questionário avaliativo e identificamos algumas dificuldades dos docentes em se trabalhar temas ligados a cultura africana e afro-brasileira no ambiente escolar, dentre eles a religião surge como fator comum a docentes, discentes e comunidade escolar, indicando que alguns conhecimentos são negados aos discentes por pura falta de conhecimento e preconceito religioso.

Referência(s)