A influência religiosa na prática do docente: limitações identificadas na escolha dos conteúdos que contemplem a Lei 10.639/03 e a BNCC, na construção das aulas de educação física do município de Vila Velha - ES
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.13-475
ISSN1988-7833
AutoresKaty Kenyo Ribeiro, Ugo Vilen Brasil,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoO presente artigo tem por objetivo relatar as experiências vividas em um encontro de formação continuada ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha - ES, para os docentes do componente curricular de Educação Física, que atuam da educação infantil ao ensino fundamental II. A formação ocorreu no horário de serviço, no dia de planejamento do docente, sendo uma prática já comum na rede, onde uma vez por mês é ofertado um encontro e conversado um tema específico que possa contribuir com as práticas dos docentes, enriquecendo seu repertório de conhecimentos, refletindo diretamente em sua prática, oportunizando novas experiências culturais, motoras, sociais, corporais e intelectuais aos discentes. A intenção da formação foi estabelecer diálogos com a Lei 10.639/2023 e a Base Nacional Comum Curricular através do conteúdo sobre Capoeira e Maculelê. Ao final da formação utilizamos um questionário avaliativo e identificamos algumas dificuldades dos docentes em se trabalhar temas ligados a cultura africana e afro-brasileira no ambiente escolar, dentre eles a religião surge como fator comum a docentes, discentes e comunidade escolar, indicando que alguns conhecimentos são negados aos discentes por pura falta de conhecimento e preconceito religioso.
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