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Atividade de territorialização realizada no contexto da pandemia da COVID-19 por residentes multiprofissionais em saúde da família e comunidade: um relato de experiência

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-476

ISSN

1988-7833

Autores

Sebastião André Barbosa, Hosana Silmara Eleutério Silva, Dhébora Rhanny Ribeiro Escorel Barros, Maria Thaynan de Lima Carvalho, Susana Ferreira Leite Saldanha, Carlos Carvalho, Maria do Socorro Sousa da Silva, Hyssa Larissa Garcia de Abrantes, Patrícia Domingos de Castro Silva Souza, Lucineide Alves Vieira Braga, Aderaldo Alexandrino de Freitas, Inácio José Clementino,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Descrever uma atividade de territorialização realizada no contexto da pandemia da COVID-19 por residentes multiprofissionais em saúde da família e comunidade. Relato de Experiência: A atividade foi realizada na Unidade de Saúde da Família Ipiranga, localizada a zona sul do município de João Pessoa-PB. A territorialização foi desenvolvida em conjunto com duas equipes de saúde da família. A atividade foi construída em duas etapas: a primeira foi a dinâmica do mapa falado e segunda uma visita ao território de cada equipe. As duas equipes apresentaram características semelhantes, com o perfil populacional composto principalmente por uma população de idosos e mulheres em idade reprodutiva. As principais doenças citadas foram doenças hipertensão, diabetes, síndrome respiratória (covid-19 e influenza) e saúde mental. Algumas doenças infecciosas foram citadas como: arboviroses, esporotricose, tuberculose, sífilis gestacional, acidentes por animais peçonhentos e mordedura por cães e gatos. Foram observados nos territórios ruas sem pavimentação, acúmulo de lixo e entulhos, presença de animais, como cães, gatos e cavalos. Conclusão: A realização do processo de territorialização foi fundamental para os residentes multiprofissionais conhecerem o território da USF Ipiranga e, portanto, subsidiar a atuação dos profissionais em momentos assistenciais e de educação em saúde na unidade.

Referência(s)