Comunicação do diagnóstico de TEA em adultos: compreensão fenomenológica da vivência
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.13-482
ISSN1988-7833
AutoresJane da Silva Paes, Janderson Costa Meira, Karolinne Souza Monteiro, Gabriela Monteiro da Silva, Ewerton Helder Bentes de Castro,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA pesquisa de mestrado sobre o diagnóstico de autismo na vida adulta iniciou-se com uma revisão de literatura que, embora escassa, permitiu abordar o tema pela perspectiva fenomenológica. O objetivo central é compreender a percepção da pessoa autista, afastando-se da patologização e acompanhando o sujeito em sua jornada de autoconhecimento e descoberta de si mesmo. Foram analisados indicadores das possíveis causas do diagnóstico tardio, os caminhos que levam à identificação no espectro autista, os significados atribuídos a essa descoberta e a trajetória subsequente. O diagnóstico tardio de TEA não representa o início nem o fim da trajetória da pessoa autista, mas um marco que pode resignificar vivências e fornecer uma base para cuidados futuros e maior autocompreensão. Essa nova perspectiva pode possibilitar que o indivíduo experimente sua vida de maneira mais ativa e plural. O projeto busca ampliar a compreensão acadêmica sobre o autismo em adultos e fomentar um diálogo inclusivo e respeitoso sobre a condição, valorizando a diversidade das experiências autistas. Ao adotar a perspectiva fenomenológica, pretende-se evidenciar a profundidade das experiências subjetivas e destacar a importância de abordagens que respeitem a singularidade de cada trajetória frente ao TEA, promovendo uma visão mais ampla e sensível da condição.
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