A inclusão do aluno surdo e a formação do professor: um estudo das políticas públicas federais
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-469
ISSN1983-0882
AutoresRosa Gonçalves de Oliveira, Luci Pastor Manzoli, Adriana do Carmo Bellotti, Roberto Antonio Alves, Gabriela Molina Moura,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo objetivou realizar um mapeamento nos documentos oficiais expedidos pelo poder público federal, a partir de 2005, procurando identificar o que dizem sobre a formação do professor do ensino regular, para atuar em sala inclusiva com alunos surdos. Pautou-se pela abordagem qualitativa e documental, selecionando aqueles que abordassem as políticas públicas inclusivas com destaque à surdez e formação do professor, com recorte temporal a partir do Decreto nº 5.626/ 2005, que assegura a Libras como a língua natural dos surdos. Também foram arrolados o Plano de Desenvolvimento da Educação, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Plano Nacional de Educação, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Base Nacional Comum Curricular. O escopo dos documentos analisados mostrou que a formação de professores para atuarem com alunos surdos, em salas regulares, é tratada de maneira pouco aprofundada, denotando lacunas e fragilidades para esta formação, afetando, consequentemente, o desenvolvimento escolar desses alunos. Assim, torna-se necessário investir na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação inclusiva, com vistas a dar uma nova dimensão em sua prática pedagógica.
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