
AÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português
10.26571/reamec.v12.18513
ISSN2318-6674
AutoresMaria Elizabete Rambo Kochhann, Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Clesensia Mesquita Cassiano,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo é fruto de ações de formação inicial desenvolvidas com acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). Dentre os projetos, estão o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares (PVCC). O intento destas ações é oportunizar aos licenciandos a imersão em colégios da rede pública estadual da cidade de Foz do Iguaçu – PR e cidades vizinhas, bem como reflexões sobre o papel do professor e os desafios a serem encontrados na docência. O objetivo da pesquisa foi compreender as possibilidades formativas do Pibid e do PVCC na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Unila respondentes do formulário aplicado a eles. Os dados foram constituídos por meio de questionários online (Google Forms), respondidos por 30 acadêmicos em junho de 2024. Para destacar a diversidade dos acadêmicos, faremos uma descrição de aspectos que dizem respeito aos participantes. O estudo é de cunho qualitativo e interpretativo, pois utilizaremos as respostas dadas pelos participantes ao formulário sobre as percepções que eles possuem sobre o curso e as diferentes atuações nele. Tais percepções foram categorizadas a partir de um processo de análise de conteúdo. Desta análise, emergiram duas categorias, a saber, Trajetória e Motivação na Matemática e Engajamento e Perspectivas Futuras. Conclui-se que as ações formativas em tela são consideradas importantes e benéficas pelos licenciandos, sendo fundamental assegurar, na formação inicial, espaços de vivências da futura profissão docente como uma das formas de incentivo e permanência no curso.
Referência(s)