
Teatro e prisão: infiltrações das artes cênicas em espaços de vigilância
2024; Volume: 12; Issue: 22 Linguagem: Português
10.22481/recuesb.v12i22.15657
ISSN2319-0566
AutoresVicente Concílio, Ana Cláudia Paiva Cardoso, Gabriel Ferreira Mario dos Santos, Pedro Henrique Vieira De Souza,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO presente texto relata um trabalho realizado por nós, integrantes do projeto de pesquisa Teatro e Prisão: práticas de infiltrações das Artes Cênicas em espaços de vigilância, coordenado por Vicente Concilio. Desde 2017 a proposta articula ensino, pesquisa e extensão proporcionando ações da universidade em espaços de privação e restrição de liberdade. A partir de atividades artístico pedagógicas, realizamos uma pesquisa participante, registrando essas práticas em desenhos, dramaturgias, escritas criativas e artigos. As principais ações do projeto acontecem no Presídio Feminino de Florianópolis, no Centro de Internação Feminino (CIF) e no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Florianópolis (HCTP). É nesse contexto que buscamos desenvolver metodologias de ensino do teatro; cada instituição com suas necessidades específicas. Refletimos sobre seus pontos de contato e suas divergências, enfatizando nosso desejo de construir uma pesquisa em rede, materializando o trabalho realizado pelo grupo. As práticas teatrais que desenvolvemos dentro dos espaços de privação de liberdade visam promover acesso à educação e à cultura, na tentativa de construir um espaço outro, em forma de práticas coletivas. Pensamos em como essas práticas, quando infiltradas nas instituições totais, podem suscitar um pensamento coletivo não conformista com a situação da vida encarcerada, favorecendo certa emancipação destes indivíduos e manifestando nosso vínculo a uma perspectiva abolicionista penal: é possível pensar por meio das artes o fim das prisões?
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