
Alimentação escolar e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso no Sul do Brasil
2024; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35642/rm.v8i1.1350
ISSN2594-4754
AutoresÉlister Lílian Brum Balestrin Fanin, Tatiane dos Santos, Kerli Tatiane Grisa Simonetti, Wilson João Zonin, Valdecir José Zonin,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO artigo apresenta um estudo de caso acerca do Programa de Alimentação Escolar de dois municípios de estados do Sul brasileiro: Ametista do Sul/RS e Capitão Leônidas Marques/PR, com objetivo de analisar a percepção dos agricultores familiares a respeito das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas à atividade produtiva e comercialização para a alimentação escolar. A metodologia apresenta cunho exploratório, com aplicação de entrevistas e da matriz FOFA, de modo participativo em grupo, sendo amostrados 27 agricultores familiares entre os dois municípios. Os dados foram analisados por análise de conteúdo e discutidos conforme as dimensões do desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam que a diversificação dos sistemas produtivos adotados pelos agricultores familiares é imprescindível para o fortalecimento do fornecimento de alimentação escolar. O impacto que o PAE apresenta nas multidimensões da sustentabilidade, configura o Programa com uma política pública que estimula o desenvolvimento local através de cadeias curtas de produção e comercialização, proporcionando perspectivas para a Segurança Alimentar e Nutricional aos produtores e aos consumidores.
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