Contribuições de uma sequência didática para o ensino de biologia e biodiversidade aquática
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.13-490
ISSN1988-7833
AutoresERICA DANTAS DA SILVA, Sara Gurfinkel Marques de Godoy, R. Silva, José Eduardo Martinelli Filho,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoAulas práticas de Ciências desempenham um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem, permitindo a abordagem de temas diversos de forma dinâmica. Este artigo apresenta resultados obtidos a partir da implementação de uma Sequência Didática sobre biologia aquática e a biodiversidade em uma gota de água. A sequência foi estruturada em aulas expositivas e dialogadas, além de atividades práticas experimentais, incluindo coleta, cultivo e análise de microrganismos. A aplicação ocorreu em três turmas de 30 alunos do sexto ano da Educação Básica, em um colégio público na cidade de Belém, estado do Pará. Os resultados foram avaliados por meio de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados antes e após o desenvolvimento da sequência didática. Os resultados revelaram que dos 90 alunos envolvidos, 73 mudaram suas concepções iniciais, reconhecendo a vasta quantidade e diversidade de vida presente em uma gota de água. Essa mudança de percepção contribuiu para o processo de construção de conhecimento dos alunos acerca das dimensões da vida em ambientes aquáticos continentais, promovendo a sensibilização e a importância do cuidado e da preservação do meio ambiente.
Referência(s)