Artigo Acesso aberto

TRILHA INTERPRETATIVA: ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA, ASSOCIADA AO ENSINO EM AMBIENTE NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM

2024; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.31692/2595-2498.v7i3.393

ISSN

2595-2498

Autores

DAN VÍTOR VIEIRA BRAGA, Daniela Pereira de Barros e Sá,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

As trilhas são a principal infraestrutura de manejo de visitantes em áreas naturais, mas se faz necessária a mitigação dos efeitos negativos da visitação em áreas protegidas. A interpretação ambiental tem sido aliada da educação ambiental em Unidades de Conservação. As trilhas na Caatinga permitem que os estudantes compreendam a biodiversidade e os desafios enfrentados em conservação deste bioma. Desta forma, objetivou-se realizar um levantamento das potencialidades interpretativas presentes na “trilha do cruzeiro”, para a subsidiar a implantação de uma trilha autoguiada destinada à sensibilização dos visitantes para a conservação do Bioma Caatinga, bem como para seu uso como instrumento de ensino em ambiente não formal de aprendizagem. A pesquisa foi realizada no município de Salgueiro/PE. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo, com de natureza qualitativa e também de cunho descritivo. Foram mapeados os espaços ao longo da trilha que possuíam potencial interpretativo para a realização de educação ambiental e conscientização acerca da biodiversidade do bioma Caatinga. No inventário dos indivíduos da flora e da fauna presentes da trilha foi realizado o método da caminhada aleatória ao longo da trilha. Posteriormente, os pontos de interpretação identificados foram descritos com o foco no seu potencial em termos de educação ambiental, bem como, da visualização de curiosidades presentes na paisagem da Serra do Cruzeiro. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a trilha da serra do cruzeiro possui elevado potencial de interpretação da paisagem com diferentes focos de interpretação. Faz-se necessário a implantação de infraestruturas de suporte para mitigar os impactos negativos oriundos da visitação e a rede de ensino (básico, técnico e superior) deve incluir esta trilha interpretativa em seu planejamento pedagógico. Por fim, a população da cidade de Salgueiro deve preservar a qualidade ambiental deste monumento natural e também cobrar do poder público as ações necessárias a sua preservação e manutenção. Palavras-chave: Uso público; Educação Não-formal; Unidade de Conservação.

Referência(s)