
Elementos para uma produção audiovisual intercultural: estudo de caso sobre a série Índio Presente
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34019/1981-4070.2024.v18.44473
ISSN1981-4070
AutoresMônica Panis Kaseker, Adriana Nakamura Gallassi,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoApresentamos reflexões sobre como os processos de autorrepresentação midiática indígena provocam transformações na forma como os comunicadores não indígenas se relacionam com a temática, em especial os que atuam na produção audiovisual, a partir de um estudo de caso da série Índio Presente. Essa série foi lançada em 2017 e veiculada em TVs universitárias ou educativas regionais e nacionais, além de disponibilizada na plataforma digital Futura Play, pertencente ao Canal Futura, até 2020. Trata-se de 13 episódios que abordam, a cada edição, um equívoco que permeia a visão do senso comum sobre os povos originários. Índio Presente foi produzida por não indígenas para o público não indígena e traz em seu conteúdo entrevistas com autoridades e “personagens agentes”, tanto indígenas como não indígenas. A metodologia envolve revisão bibliográfica sobre a representação imagética dos povos indígenas, mapeamento dos estereótipos construídos historicamente nessas representações e análise da narrativa e das fontes ouvidas na série Índio Presente. Conclui-se que o giro decolonial não representa somente a autorrepresentação, mas o deslocamento e descentramento causados na prática dos comunicadores não indígenas ao desenvolver uma produção intercultural sobre os povos indígenas.
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