Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICA MENDELIANA DURANTE O ISOLAMENTO NA PANDEMIA DE COVID-19

2024; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.31692/2595-2498.v7i3.398

ISSN

2595-2498

Autores

Wyadyson Francisco de Sousa Maciel, Ivanaldo Ribeiro de Moura, Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes, VICTOR ALEXANDRE SILVA SOUSA, Francisco de Assis Diniz Sobrinho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A abordagem da genética costuma ser complexa e difícil, principalmente para estudantes em diferentes etapas da educação, um desafio que se acentua no ensino à distância, conforme demonstrado em várias pesquisas. O propósito deste estudo foi analisar a eficácia de metodologias ativas em conjunto com aulas tradicionais no ensino de genética clássica, além de explorar como os alunos percebem a efetividade dessas estratégias. Adotou-se um método híbrido, tanto qualitativo quanto quantitativo, para descrever e investigar os dados de uma amostra de 106 estudantes do curso técnico do IFPI. A pesquisa foi realizada de maneira experimental, com um grupo controle que não participou das metodologias ativas e um grupo experimental que se envolveu em técnicas de ensino interativas, como debates, estudo de casos, simulações e atividades em grupo. Foram utilizados questionários para entender a percepção dos alunos sobre a eficácia e a clareza do conteúdo ensinado. Também foram examinados os obstáculos do ensino remoto, levando em conta a adaptação dos alunos às plataformas online e as dificuldades de engajamento nesse formato. Como era de se esperar, o grupo experimental obteve um desempenho acadêmico superior, refletido nas notas finais, que foram consistentes entre as turmas (9,68, 9,6 e 9,63). Esses achados ressaltam a importância de estratégias que promovem a participação ativa, favorecendo uma melhor retenção do conhecimento e uma experiência de aprendizado mais dinâmica e envolvente. A pesquisa conclui que a combinação de abordagens tradicionais com métodos de ensino ativos, mesmo em um ambiente remoto, é uma estratégia eficaz para o aprendizado da genética. O uso de metodologias ativas não apenas resultou em melhores desempenhos acadêmicos, mas também demonstrou um aumento na satisfação e no interesse dos alunos pela matéria, indicando que a fusão de práticas pedagógicas tradicionais e inovadoras pode beneficiar o ensino de tópicos complexos como a genética. Palavras-chave: Metodologias ativas; Ensino remoto; Genética.

Referência(s)