Artigo Acesso aberto

EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM: EPISTEMOLOGIAS E COMUNICAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA

2024; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.56083/rcv4n12-253

ISSN

2764-7757

Autores

Diogo Diedrich Lemes Grellmann, Evanir Sebastião dos Santos, Elisabete dos Santos Freire, Isabel Porto Filgueiras, Nathália Bernardes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este ensaio explora a educação física não apenas como um componente curricular focado no desenvolvimento físico e na saúde, mas também como uma forma de linguagem, utilizando o corpo como meio de expressão e comunicação. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada na disciplina de Epistemologias e Educação Física do Curso de Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Propõe-se que a educação física seja reconhecida e desenvolvida como um espaço de diálogo não verbal, onde os gestos e movimentos corporais servem não só para a atividade física, mas também como meios de expressar emoções, sentimentos e narrativas. Para a elaboração deste ensaio, foram utilizados os descritores "educação física" e "área de linguagem" no portal dos periódicos CAPS. Através da revisão e análise de artigos selecionados, observa-se quais bases epistemológicas são utilizadas para a elaboração de pesquisas qualitativas na área de educação física que podem incorporar e beneficiar-se da compreensão das dinâmicas da linguagem corporal. A comunicação não verbal pode ser aplicada para enriquecer as práticas pedagógicas e impactar no desenvolvimento social e emocional dos alunos. Este enfoque sugere uma reformulação do currículo tradicional da educação física, defendendo um modelo que valoriza e explora a capacidade de comunicação e expressão através do movimento corporal.

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