Artigo Acesso aberto

AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONCÍLIOS DE NICÉIA I E CONSTANTINOPLA I NA FORMULAÇÃO DO DOGMA TRINDADE

2024; Volume: 15; Issue: 37 Linguagem: Português

10.25247/paralellus.2024.v15n37.p379-390

ISSN

2178-8162

Autores

Francisco Valente Fumo, Dinis Osias Mutuque,

Tópico(s)

Classical Studies and Legal History

Resumo

O presente artigo discorre sobre as contribuições dos concílios de Nicéia e Constantinopla na formulação do dogma da trindade divina. Para tal, busca-se analisar diferentes fontes que versam sobre o credo niceno-Constantinopla, com enfoque nas suas formulações a respeito de Cristo e do Espírito Santo. O 1º Concílio de Nicéia, convocado pelo imperador Constantino para resolver a questão ariana e o modalismo notório na época, foi o primeiro concílio ecuménico na história do cristianismo. Este defendeu a dualidade da natureza de Jesus Cristo e o monoteísmo trinitário de Deus, embora não tenha discutido a santidade do Espírito Santo. O Concílio da Constantinopla, segundo concílio ecuménico, foi o primeiro a discutir a questão da santidade do Espírito Santo e a importância d’Este na comunhão entre os entes divinos. Foi o concílio conclusivo sobre a formulação da trindade divina, tendo complementado as formulações do Concílio de Nicéia.

Referência(s)