
O metaverso como ferramenta imersiva para o aprendizado em sala de aula
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36704/sciaseducomtec.v6i2.9314
ISSN2674-905X
AutoresPaulo Henrique Soares de Almeida, Marcio Gonçalves, Thiago Fernandes de Oliveira,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo investiga como o uso de ambientes imersivos, como o metaverso, influencia o engajamento e a motivação dos estudantes na aprendizagem, além de explorar as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Como objeto de estudo, a pesquisa analisou dois estudos de caso: a Exposição Brasília no Metaverso, desenvolvida pelo MetaLab da Faculdade Senac-DF e apresentada a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal; e a elaboração, em sala de aula, de um ambiente imersivo com a participação de estudantes de uma escola privada do Distrito Federal. Os resultados indicam que o game learning tem impactos positivos no engajamento e na aquisição de habilidades, embora desafios técnicos e pedagógicos precisem ser superados.
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