
Possibilidades didáticas do cinema em sala de aula: educação em saúde e negacionismo científico
2025; National Pedagogic University; Issue: 57 Linguagem: Português
10.17227/ted.num57-20286
ISSN2665-3184
AutoresEloisa da Silva Pauletti, Eliane Gonçalves dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsse artigo apresenta o potencial do filme Sonhos Tropicais como instrumento pedagógico capaz de desencadear a elaboração de materiais didáticos por professores de Ciências Biológicas em formação inicial. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na análise microgenética, tendo como sujeitos licenciados/as em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (ies). Os dados de análise consistiram em episódios de transcrições de interações e nos materiais didáticos produzidos pelos licenciandos/as. Como resultado, identificamos duas cenas, sendo que a cena 1 contou com dois episódios para análise. Para as discussões, a pesquisa baseou-se na abordagem histórico-cultural proposta por Vigotski. Este estudo evidencia o papel didático do cinema como instrumento pedagógico em sala de aula, onde sua intencionalidade se reflete em atividades com diferentes temas relacionados à Educação em Saúde. Concluímos, por tanto, que o uso do cinema com uma intencionalidade pedagógica no ensino possibilita discussões sobre diferentes assuntos, como alfabetização científica, saúde pública, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ist), a vida e obra de Oswaldo Cruz, a pesquisa no Brasil, a Campanha nacional de vacinação e a história do Zé Gotinha. Esses instrumentos culturais auxiliam no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, e, diante dos contextos vivenciados e a intencionalidade pedagógica com que são utilizados, é possível formar sujeitos críticos e atuantes na sociedade.
Referência(s)