
Alfabetização científica a partir das concepções prévias de alunos de terceiro e quartos anos do ensino fundamental em relação à fósseis
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 20; Issue: 45 Linguagem: Português
10.18542/amazrecm.v20i45.16242
ISSN2317-5125
AutoresRuben Alexandre Boelter, Andréa Inês Goldschmidt,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo possui o objetivo de investigar as concepções prévias de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à temática de fósseis tomando como base os indicadores de Alfabetização Científica. Para tanto, recorreu-se a um questionário, sendo analisadas seis questões relacionadas à Fóssil, via pesquisa de natureza qualitativa, com 60 alunos de duas turmas de anos iniciais, de escolas públicas no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A análise de dados se deu a partir da Análise de Conteúdo e as respostas apontaram que no primeiro eixo os indicadores que sobressaíram foi a seriação de informações, pois os alunos estabeleceram bases para a ação investigativa, como apresentação simples sobre fósseis; e a classificação de informações apareceu quando os alunos buscavam estabelecer características para as respostas. No segundo eixo, sobressaiu o raciocínio lógico, visto que compreende o modo como as ideias dos alunos são desenvolvidas e apresentadas. Estes dois eixos apontam compreensões básicas dos conhecimentos científicos e a estruturação do pensamento.
Referência(s)