Artigo Acesso aberto Produção Nacional

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR

2025; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 21; Issue: 42 Linguagem: Português

10.31512/vivencias.v21i42.1323

ISSN

1809-1636

Autores

Andréa Inês Goldschmidt, Luciana Richter,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A reflexão deve ser parte da formação inicial, sendo fundamental espaços para que os alunos pensem em suas ações e na identidade docente. Uma das vias é pela utilização de metáforas. Diante deste cenário, foi proposto esta pesquisa, envolvendo 25 licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, no intuito de investigar as concepções de alunos em formação docente acerca do papel do professor em sala de aula. Para tanto, os alunos receberam uma mini maleta, contendo elementos: apontador, lantejoulas, relógio, clipe, régua, pente, tesoura, letras e números diversos, uma cédula de dinheiro, um pedaço de elástico, bala goma, apito, borracha, espelho, flor plantada num vaso, caneta marcadora permanente, post-it, e uma caixinha de lápis giz de cera. Foi solicitado aos alunos para abrirem a maleta e discutirem metaforicamente os elementos, relacionando-os ao papel do professor. As reflexões foram registradas, socializadas e analisadas. Os resultados identificaram como características importantes: saber administrar bem o seu tempo, priorizando a pontualidade, a organização e a eficiência; reconhecer que cada aluno tem um tempo distinto para a aprendizagem e buscar criar estratégias que procurem atender a estas necessidades; ser uma pessoa flexível em suas ações; criativa em sala de aula e no planejamento, que saiba chamar a atenção; estabelecer limites e ter o cuidado com suas palavras e ações; tornar a sala de aula um ambiente adequado à aprendizagem, estabelecer boas relações afetivas. Reconhecer que cada aluno é único e respeitar as diferenças. As metáforas contribuíram como potencial pedagógico para estimular as reflexões.

Referência(s)
Altmetric
PlumX