Artigo Acesso aberto

A estética recursiva na composição do romance Cemitério de Pianos, de José Luís Peixoto

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n13-500

ISSN

1983-0882

Autores

Marcos Rogério Heck Dorneles,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A recursividade delineada na construção de narrativas literárias serve a vários propósitos compositivos e críticos. Dentre esses desígnios, destacam-se a disposição da obra ficcional em camadas de reverberação e realimentação semântica e diegética; o desdobramento atuacional na performance das personagens em seus segmentos sociais e profissionais; a projeção de processos de reflexibilidade ante recursos narrativos; a amalgamação dos encadeamentos conflitivos; a constituição de uma estética aberta. O romance Cemitério de pianos, de José Luís Peixoto, relata recursivamente o percurso vivencial de três gerações de uma família lusitana no transcorrer do século XX, tendo como núcleo constitutivo o prosseguimento das atividades do ofício da marcenaria e da competição esportiva da maratona. Como propósitos deste artigo, busca-se delinear correlações do proveito das modificações compositivas com o aprofundamento dos debates temáticos, e vislumbrar amplitudes de processos de solidarização da disposição diegética dos eventos ficcionais com meios de compreensão de problemas sociais recorrentes dos grandes centros urbanos, como os apresentados no universo romanesco da obra. Para apreciar processos técnicos de composição, refletir sobre adversidades episódicas e visualizar críticas sociais dispostas no romance, este trabalho se estabelece pelo diálogo entre os estudos das teorias da narrativa, da literatura comparada e de recepção crítica. Dispõem-se como resultados a corroboração da interface entre reflexibilidade ficcional e aprofundamento temático na estética recursiva; o fortalecimento do diálogo entre segmentos dos estudos literários no processo de exame compositivo; a observação do fluxo comunicativo entre demandas sociais elementares/ e transmissibilidade ficcional do debate sobre mazelas e adversidades basilares.

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