Artigo Acesso aberto

Explorando um mundo biológico: visitas técnicas para o ensino de Biologia

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n13-499

ISSN

1983-0882

Autores

J.F Álvarez Ramos, Victor Marcelo Estolano de Lima, G.M. Dos Santos, Bruna Carmo Rehem, Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

A realização de visitas técnicas no ensino de biologia é uma estratégia educacional que envolve a realização de visitas a locais relevantes à aprendizagem. Durante essas visitas, os estudantes têm a oportunidade de observar conceitos biológicos na prática, interagir com profissionais da área e explorar ambientes que complementam o ensino teórico. O trabalho em questão foi realizado no ano letivo de 2022, envolvendo tanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Ilhéus, onde foi desenvolvido um projeto de realização de visita técnica. Este projeto envolveu turmas do quarto ano dos cursos de Edificações e Informática. Os alunos foram direcionados a visitar a coleção de animais e o serpentário da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Essa iniciativa ocorreu em paralelo às aulas teóricas, onde os estudantes estavam estudando Ecologia. Durante as visitas, eles tiveram a oportunidade de compreender, na prática, a importância da fauna para o funcionamento dos ecossistemas e suas interações com o ambiente natural. Os alunos tiveram a chance de explorar a coleção de mamíferos, que é supervisionada pelo professor Dr. Martín Alvarez. Lá, puderam observar animais taxidermizados e exemplares preservados em álcool, como morcegos. Também visitaram o laboratório de Entomologia, orientado pelo professor Dr. Aníbal Ramadan, onde tiveram contato com caixas entomológicas e examinaram ácaros sob microscópio. Além disso, eles visitaram o serpentário, que é coordenado pelo professor Dr. Antônio Argolo. Nesse local, tiveram a oportunidade de observar várias cobras preservadas em álcool e aprenderam sobre animais peçonhentos e não peçonhentos. Durante as visitas, receberam informações valiosas sobre a importância desses animais e as medidas de conservação necessárias. Dessa forma, o projeto pode proporcionar uma compreensão mais profunda da biologia, estimulando a curiosidade, promovendo a aplicação de conhecimentos e preparando os alunos para futuras carreiras na área científica. Além disso, as visitas técnicas ajudaram a contextualizar os conceitos biológicos no mundo real, tornando o aprendizado mais significativo e memorável.

Referência(s)
Altmetric
PlumX