Explorando um mundo biológico: visitas técnicas para o ensino de Biologia
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-499
ISSN1983-0882
AutoresJ.F Álvarez Ramos, Victor Marcelo Estolano de Lima, G.M. Dos Santos, Bruna Carmo Rehem, Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoA realização de visitas técnicas no ensino de biologia é uma estratégia educacional que envolve a realização de visitas a locais relevantes à aprendizagem. Durante essas visitas, os estudantes têm a oportunidade de observar conceitos biológicos na prática, interagir com profissionais da área e explorar ambientes que complementam o ensino teórico. O trabalho em questão foi realizado no ano letivo de 2022, envolvendo tanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Ilhéus, onde foi desenvolvido um projeto de realização de visita técnica. Este projeto envolveu turmas do quarto ano dos cursos de Edificações e Informática. Os alunos foram direcionados a visitar a coleção de animais e o serpentário da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Essa iniciativa ocorreu em paralelo às aulas teóricas, onde os estudantes estavam estudando Ecologia. Durante as visitas, eles tiveram a oportunidade de compreender, na prática, a importância da fauna para o funcionamento dos ecossistemas e suas interações com o ambiente natural. Os alunos tiveram a chance de explorar a coleção de mamíferos, que é supervisionada pelo professor Dr. Martín Alvarez. Lá, puderam observar animais taxidermizados e exemplares preservados em álcool, como morcegos. Também visitaram o laboratório de Entomologia, orientado pelo professor Dr. Aníbal Ramadan, onde tiveram contato com caixas entomológicas e examinaram ácaros sob microscópio. Além disso, eles visitaram o serpentário, que é coordenado pelo professor Dr. Antônio Argolo. Nesse local, tiveram a oportunidade de observar várias cobras preservadas em álcool e aprenderam sobre animais peçonhentos e não peçonhentos. Durante as visitas, receberam informações valiosas sobre a importância desses animais e as medidas de conservação necessárias. Dessa forma, o projeto pode proporcionar uma compreensão mais profunda da biologia, estimulando a curiosidade, promovendo a aplicação de conhecimentos e preparando os alunos para futuras carreiras na área científica. Além disso, as visitas técnicas ajudaram a contextualizar os conceitos biológicos no mundo real, tornando o aprendizado mais significativo e memorável.
Referência(s)