Metaverso: perspectivas, possibilidades e limitações
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 13 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n13-513
ISSN1983-0882
AutoresWalter Rodrigues Marques, Maria Neuraildes Gomes Viana, Anderson Boás Viana, Lucy Gomes, Francilene Silva Cruz, Bruna Monique Cunha Rodrigues, Andréa Luísa Frazão Silva, Regeanne Santos Guaianaz, Daiane Leite Chaves Bezerra, Diêgo Jorge Lobato Ferreira,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO artigo discute os pontos de contato do metaverso na sociedade tecnológica, mas ainda marcadamente apresentando características da dualidade tradicional/digital e como isso implica enquanto fronteiras na locomotiva do século 21. O artigo objetiva verificar em que medida essa relação está sendo discutida na literatura. A coleta de dados foi realizada por meio de alerta programado no Google Acadêmico com o parâmetro “metaverso e educação”. Todavia, metodologicamente, este trata do metaverso e suas relações, inclusive, com a educação. Desta forma, a revisão de literatura assumiu contornos de pesquisa qualitativa, explicativa e etnografia virtual. Os resultados apontam preocupação com segurança, privacidade e ética na rede na utilização dos metaversos. O tema da inclusão e o letramento digital foram apontados como uma barreira a ser vencida. Contudo, a literatura consultada destaca que as tecnologias imersivas (metaverso) promovem interações e relações socioculturais.
Referência(s)