Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Análise da frequência da utilização de recursos didácticos no ensino de biologia nas escolas secundárias gerais de lichinga e de amizade – Moçambique

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Linguagem: Português

10.20396/rho.v24i00.8677321

ISSN

1676-2584

Autores

Balduíno Milton Mastade Aleixo, Belito Bento Manuel, Abú Juma Muinde, Cláudio Pinto Nunes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Utilizar recursos didácticos no processo de ensino - aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objectos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação das suas aulas. Assim, o objectivo geral do estudo foi de analisar a frequência da utilização de recursos didácticos no ensino de biologia nas escolas secundárias gerais de Lichinga e de Amizade. Em que, o método usado foi indutivo, quanto a natureza foi exploratória quanto a abordagem foi qualitativa e quantitativa. Para tal, foi aplicado o questionário aos professores de biologia e alunos no sentido de colher as respostas sobre a frequência de utilização dos recursos didácticos. Por outro, foi conduzida uma observação para verificar a frequência do uso de recursos didacticos nas escolas em estudo. Desta feita, o recurso utilizado com mais frequência é o livro didáctico uma vez por semana tanto para ESG de Lichinga assim como para ESGA, sendo esta duas vezes por semana.

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