Tempo de tela e fatores associados em escolares do norte de Minas Gerais, Brasil
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português
10.55905/rdelosv17.n62-215
ISSN1988-5245
AutoresJoana Braga, Carina Neto, D. Ferreira, M. Soares Nunes, Luiz Davi Alves Domingos, Marcos Vinícius Macêdo de Oliveira,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoObjetivou-se avaliar os fatores associados ao tempo de tela em escolares na cidade de Montes Claros/MG. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 68 estudantes entre 8 e 16 anos matriculados em instituições escolares na cidade de Montes Claros, além de seus 68 responsáveis. Foram utilizados formulários próprios com perguntas que abrangiam fatores como dados socioeconômicos, nível de educação e atividade física. As variáveis foram analisadas comparando-as com o tempo total de exposição às telas, sendo considerado adequado a exposição de menos de 3 horas por dia. Os dados foram, então, posteriormente avaliados usando distribuição de frequência e regressão logística binária, com p<0,05. Foi identificado tempo de tela inadequado nos estudantes cujos pais passam mais de três horas por dia em frente à TV (75%), assim como naqueles que possuíam smartphones (69,4%) ou tablets (82,4%) próprios, e que estudavam no turno vespertino. Diante dos resultados do estudo, é possível correlacionar que a dinâmica familiar se reflete em hábitos que culminam em maior ou menor exposição às telas. Assim, fica claro que a mediação parental se torna uma ferramenta importante na tentativa de ajustar o tempo de tela, a fim de minimizar repercussões negativas no desenvolvimento dos estudantes.
Referência(s)