Artigo Acesso aberto

Apadrinhamento acadêmico

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 63 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv18.n63-001

ISSN

1988-5245

Autores

Ângela Carvalho Freitas, Elizangela da Conceicao de Almeida, Fabiana Viana Barbosa, Gabriel Martins Felix, Kedes Paulo Pereira, Karla Kelly Paniago Miranda dos Santos, K. C. Silva, Mariana R. Pereira, Ticiana de Sousa Lima,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência através das vivências no Projeto de Apadrinhamento Acadêmico realizado pelo PET - Conexões de Saberes de Imperatriz da UFMA. Com o intuito dos alunos veteranos da apoio aos calouros e detectar variações nas experiências entre os cursos. No curso de Jornalismo, os padrinhos tiveramdestaque em suas orientações de como utilizar o Sistema Integrado de Gestão de AtividadesAcadêmicas, os recursos acadêmicos para pesquisa e o funcionamento dos auxílios disponíveis. Na Engenharia de Alimentos revelam uma diversidade de vivências a maioria dos afilhados estabeleceu encontros regulares com seus padrinhos, os quais ocorreram tanto por online e presencialmente. No Direito, os padrinhos e madrinhas, se mostraram satisfeitos com a execução da atividade, buscando dentro de suas possibilidades, fornecer o máximo de informações e orientações relacionadas ao curso. Entretanto, algumas críticas foram apontadas pelos calouros. Na Enfermagem os afilhados tiveram experiências positivas, desde de conselhos e suportes, apesar de alguns terem o desafio de se comunicar com mais frequência. Conclui-se que a coordenação e a universidade no apadrinhamento são essenciais para garantir um suporte eficiente e satisfatório em diferentes contextos acadêmicos, ressaltando a importância do projeto para maximizar os benefícios para todos os envolvidos.

Referência(s)