Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional?

2024; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 24; Issue: 83 Linguagem: Português

10.7213/1981-416x.24.083.ds07

ISSN

1981-416X

Autores

Juliana Rossi Duci, Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória, João Mauro Gomes Vieira de Carvalho,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Ao longo dos últimos anos, o uso de plataformas digitais de educação online tem adquirido proeminência no contexto educacional, situação que atingiu seu ápice durante a pandemia de Covid-19. Com o aumento da utilização dessas plataformas, é pertinente colocar a questão sobre qual seu significado pedagógico. O presente artigo pretende contribuir para a resposta a essa questão através da reconstrução de um caso empírico, composto por materiais pubicitários e institucionais da plataforma Moodle, utilizando o método da Hermenêutica Objetiva. A partir dessa análise, foi possível reconstruir os elementos pedagógicos constitutivos da plataforma. Observou-se que, apesar de sua pretensão de aperfeiçoamento educativo, ela na prática se reduz a uma ferramenta comunicacional de aprendizagem técnica e de gestão de dados, operando de acordo com a racionalidade técnica e econômica que caracteriza a sociedade contemporânea e dirimindo o potencial pedagógico da atividade educativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX