Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A crítica ao humanismo como ideologia na educação

2024; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 24; Issue: 83 Linguagem: Português

10.7213/1981-416x.24.083.ao09

ISSN

1981-416X

Autores

Alessandro De Melo, Ana Claudia Marochi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo desta pesquisa, síntese de um trabalho mais amplo no campo da teoria marxista da educação, é o de avaliar as formas teóricas do humanismo na obra de Karl Marx a partir da análise que dela fez o filósofo francês Louis Althusser (1918-1990), e de como o humanismo acaba sendo o fundamento das pedagogias críticas brasileiras, especialmente a denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Analisa-se as obras de juventude de Marx, nas quais o humanismo aparece, de acordo com as influências de Feuerbach e Hegel, com a presença de conceitos como Homem, alienação e emancipação humana. E, num segundo momento, como a PHC se assenta nestas obras de juventude de Marx. Trata-se de uma pesquisa teórica, que visa ampliar os debates no interior das pedagogias críticas no sentido de que estas superem a ideologia humanista.

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