A crítica ao humanismo como ideologia na educação
2024; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 24; Issue: 83 Linguagem: Português
10.7213/1981-416x.24.083.ao09
ISSN1981-416X
AutoresAlessandro De Melo, Ana Claudia Marochi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desta pesquisa, síntese de um trabalho mais amplo no campo da teoria marxista da educação, é o de avaliar as formas teóricas do humanismo na obra de Karl Marx a partir da análise que dela fez o filósofo francês Louis Althusser (1918-1990), e de como o humanismo acaba sendo o fundamento das pedagogias críticas brasileiras, especialmente a denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Analisa-se as obras de juventude de Marx, nas quais o humanismo aparece, de acordo com as influências de Feuerbach e Hegel, com a presença de conceitos como Homem, alienação e emancipação humana. E, num segundo momento, como a PHC se assenta nestas obras de juventude de Marx. Trata-se de uma pesquisa teórica, que visa ampliar os debates no interior das pedagogias críticas no sentido de que estas superem a ideologia humanista.
Referência(s)