
A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL DIRECIONADAS PARA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n12-196
ISSN1981-223X
AutoresGeniarde Martins dos Santos, Samara Guedes Ferreira de Brito, Karla Gonçalves Macedo, Miriam Pinheiro Bueno, Jamile de Campos Coleti,
Tópico(s)Marketing and Advertising Strategies
ResumoO presente tema aborda como as empresas utilizam ferramentas e técnicas digitais para moldar as atitudes e decisões de compra dos consumidores. Com o avanço das tecnologias digitais e o aumento do uso da internet, o comportamento do consumidor tem se tornado cada vez mais influenciado por estratégias como publicidade online, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, e otimização para motores de busca. Essas estratégias são projetadas para atrair, engajar e reter consumidores, aproveitando dados e análises para personalizar a experiência de compra. Assim o objetivo do artigo é analisar a influência das estratégias de marketing digital direcionadas para o comportamento do consumidor, e, para isso, fez-se pesquisas bibliográfica, descritiva e exploratória de ordem qualitativa. A segmentação do público-alvo, o uso de influenciadores digitais e a criação de conteúdos relevantes são táticas eficazes para aumentar o engajamento e a conversão. O marketing digital também permite uma comunicação mais direta e imediata com o consumidor, influenciando suas escolhas de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais. O comportamento do consumidor, nesse contexto, é afetado por fatores como a conveniência, a confiança nas marcas, as recomendações online, e a percepção de valor. As estratégias digitais também promovem um ciclo contínuo de interação e feedback, o que contribui para um relacionamento mais próximo entre consumidores e marcas. Assim, as estratégias de marketing digital costumam ter relevância no comportamento de compra dos consumidores, possibilitando uma abordagem mais personalizada e eficaz para as empresas, principalmente após as mudanças geradas pela pandemia de COVID-19.
Referência(s)