
Alfa Libras 3D: Uma Ferramenta Inclusiva para Auxiliar na Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
2024; PGDesign/UFRGS; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português
10.23972/det2024iss29pp62-72
ISSN2178-1974
AutoresEmanueli da Silva Viana, Deborah Macedo Santos,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoAs políticas públicas de inclusão permitiram um notório crescimento da quantidade de pessoas com deficiência nas universidades brasileiras, mas ao chegarem lá estas pessoas têm encontrado dificuldades no aprendizado, em parte por causa da carência de materiais pedagógicos adaptados que as auxiliem na aprendizagem das mais diversas áreas do conhecimento. Esta investigação apresenta o desenvolvimento do projeto Alfa Libras 3D: Uma ferramenta inclusiva para auxiliar na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, que teve como motivação inicial a identificação da problemática da falta de materiais pedagógicos que auxiliassem no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para um aluno com deficiência visual que teria se matriculado na turma desta disciplina (LIBRAS) na universidade em que estuda, ainda no período de aulas remotas emergenciais por conta do cenário pandêmico. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta investigação tem cunho experimental com elaboração de protótipos, que foram desenvolvidos por meio da fabricação digital com auxílio de impressoras 3D como alternativa para criação de elementos táteis. Diversos testes de modelagem e digitalização foram realizados até que se chegasse no melhor meio de modelo virtual, para seguir com a prototipagem física dos objetos. Como resultado do projeto apresentam-se 26 peças no formato de cards referentes as letras do alfabeto, onde cada peça contém a representação 3D do alfabeto em LIBRAS, braile em alto relevo e o alfabeto romano em baixo relevo. Os produtos Alfa Libras impressos foram validados com um aluno com deficiência visual que conseguiu identificar e reproduzir o sinal sem auxílio da audiodescrição. As peças passaram pela validação de uma professora de LIBRAS do ensino superior, que confirmou a acuidade dos sinais, como também o validou como material a ser utilizadas nas aulas de LIBRAS. O resultado foi exposto ainda para a comunidade científica surda em evento específico, com grande aceitação.
Referência(s)