Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação no currículo orientado por competência na área da saúde: revisão integrativa da literatura

2024; Biblioteca Atena; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português

10.14571/brajets.v17.n4.1390-1402

ISSN

2316-9907

Autores

Elza de Fátima Ribeiro Higa, Magali Aparecida Alves de Moraes, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Odilon Marques de Almeida Filho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Por meio da fundamentação teórica sobre a competência, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina orientam que a organização do currículo deve focar no desenvolvimento das áreas de competência, integrando conteúdos, a partir de situações reais ou simuladas da prática profissional (Brasil, 2014). Esta pesquisa teve como objetivo analisar o que a literatura científica apresenta sobre as possibilidades de avaliação dos estudantes no currículo orientado por competência na área da saúde. Foi desenvolvida por meio de Revisão Integrativa da Literatura, nas seguintes Bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE, ERIC e SciELO. Estabelecidos como critérios de inclusão: textos disponíveis online na íntegra, pesquisas primárias, nos idiomas português, inglês e espanhol e que respondessem à pergunta de pesquisa e de exclusão: teses, dissertações, editoriais e pesquisas de revisão de literatura. Da análise dos dados obtidos em 28 artigos selecionados, emergiram três categorias temáticas: 1. Diferentes tipos de avaliação, 2. Avaliação da confiabilidade e validade dos instrumentos de avaliação e 3. Necessidade de formação. Esta compilação apontou a diversidade de estratégias e instrumentos avaliativos para avaliação de competência (s). Além disso, os artigos indicaram que os métodos de avaliação devem apresentar coerência com as propostas pedagógicas dos seus respectivos cursos.

Referência(s)