O impacto na qualidade de vida dos cuidadores informais de pessoas com demência: o projeto vamos "sentir, estimular e autonomizar a vida"
2024; Volume: 6; Linguagem: Português
10.61415/riage.324
ISSN2795-5559
AutoresIsabel Fernandes, Ermelinda Marques, Ricardo Luís Fernandes Guerra, Ana Margarida Ferreira, Cristina S. Rodrigues, Elsa Rámos, José Martins, Vítor Roque, Mariana Monteiro,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoPortugal é um país envelhecido com grande evidência a nível do interior de Portugal, onde o declínio populacional se revela um desafio premente. O aumento da incidência das doenças neurológicas, nomeadamente as demências e as diversas comorbilidades associadas condicionam estados de dependência bastante significativos o que exige bastante do cuidador informal. Estes necessitam de ajuda e apoio da parte dos profissionais de saúde, no sentido de facilitar a assunção do seu papel, com a menor consequência possível para o seu estado de saúde e qualidade de vida. O projeto VAMOS centra-se nas faixas da população mais vulneráveis e carenciadas, procurando melhorar a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com demência e oferece apoio aos cuidadores informais, reconhecendo a importância do seu papel, proporcionando-lhes o Kit do Cuidador Informal e desenvolvendo ações de capacitação. O principal objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do Projeto Vamos, que decorreu entre novembro de 2022 e julho de 2023, bem como analisar os resultados alcançados e a eficácia das intervenções, nos cuidadores informais das pessoas com demência. A metodologia seguiu uma abordagem quantitativa com aplicação do questionário WHOQOL – Bref a 15 cuidadores informais, utilizando os softwares MS Excel 2021 e IBM SPSS Statistics versão 28. Conclui-se que os cuidadores informais beneficiaram das intervenções delineadas com o projeto, verificando-se melhorias na perceção que têm da qualidade de vida e possibilitando a partilha do Plano Individual de Cuidados, permitindo uma maior capacitação para a prestação de cuidados e, consequente, satisfação das necessidades identificadas.
Referência(s)