
Itinerários na universidade da maturidade: repercussão de práticas educativas para o empoderamento de pessoas idosas
2024; Volume: 6; Linguagem: Português
10.61415/riage.14
ISSN2795-5559
AutoresMarlon Santos de Oliveira Brito, Neila Barbosa Osório, Luiz Sinésio Silva Neto, Fernando Afonso Nunes Filho, Nubia Pereira Brito Oliveira, Ana Alves,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO trabalho foi desenvolvido durante estudos de doutorado na disciplina Vivências, do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), no polo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na sede da Universidade da Maturidade (UMA). Esta pesquisa surge através de inquietações e busca colaborar com reflexões sobre a indagação “Como as práticas educativas desenvolvidas na Universidade da Maturidade contribuem para o empoderamento de pessoas idosas?”. A metodologia é um estudo de caso, qualitativo alcançado com coleta de informações, técnicas de revisão bibliográfica, análises documental e exploratória e entrevistas. Os resultados envolvem apontamentos fenomenológicos das vivências que os pesquisadores alcançaram no espaço, em suas relações técnico-científicas com os participantes do programa, além de análises. O referencial contempla discussões quanto aos Itinerários Formativos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e considera as possibilidades de empoderamento de pessoas idosas, dado depois do acesso ao conhecimento, no viés da Educação ao longo da vida. A pesquisa reflete sobre a relevância de práticas extensionistas que podem colaborar com a modalidade educativa EJA, ao verificar como geram empoderamento de pessoas que envelheceram e mantêm a capacidade de direcionar suas ações com competência.
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