Casa dos sonhos: a formação docente e a concepção crítica do ato de ler
2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55905/revconv.18n.1-034
ISSN1988-7833
AutoresNelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira, Severino Bezerra da Silva, Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo visa desenvolver reflexões críticas no ato de ler e sua importância na formação docente, partindo do princípio de que a prática da leitura concede novas abordagens para a compreensão da realidade e leituras de mundo. Nessa perspectiva de trabalho, a leitura crítica é o elemento estrutural da formação docente e das práticas pedagógicas. O lócus da pesquisa foi a Associação Casa dos Sonhos, instituição filantrópica sem fins lucrativos, localizada na comunidade Santo Amaro - Várzea Nova, município de Santa Rita-PB, constitui uma importante iniciativa na formação de agentes educacionais e professores. A instituição, coordenada por irmãs religiosas Dominicanas de origem argentina, destaca-se por sua inserção e iniciativas desde o ano de 2004. Para o desenvolvimento das atividades junto a Casa dos Sonhos tornou-se viável a partir da concepção de educação e de leitura presente no pensamento de Paulo Freire. Por meio do ato de ler e interpretar, o indivíduo é capaz de protagonizar seu próprio conhecimento e envolver-se em práticas que beneficiem toda a comunidade. A atividade hermenêutica, leitura e interpretação constituem uma ferramenta de libertação que permite ler morfemas, gráficos, imagens e, sobretudo a leitura da vida marcando uma posição no mundo. A formação dos educadores contribui para que estes envolvam-se na promoção das pessoas e na transformação da sociedade. Assim, a reflexão em torno da Casa dos Sonhos articula a formação docente, o ato de ler como ato crítico reflexivo para a leitura da realidade.
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