Artigo Acesso aberto

Casa dos sonhos: a formação docente e a concepção crítica do ato de ler

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.18n.1-034

ISSN

1988-7833

Autores

Nelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira, Severino Bezerra da Silva, Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo visa desenvolver reflexões críticas no ato de ler e sua importância na formação docente, partindo do princípio de que a prática da leitura concede novas abordagens para a compreensão da realidade e leituras de mundo. Nessa perspectiva de trabalho, a leitura crítica é o elemento estrutural da formação docente e das práticas pedagógicas. O lócus da pesquisa foi a Associação Casa dos Sonhos, instituição filantrópica sem fins lucrativos, localizada na comunidade Santo Amaro - Várzea Nova, município de Santa Rita-PB, constitui uma importante iniciativa na formação de agentes educacionais e professores. A instituição, coordenada por irmãs religiosas Dominicanas de origem argentina, destaca-se por sua inserção e iniciativas desde o ano de 2004. Para o desenvolvimento das atividades junto a Casa dos Sonhos tornou-se viável a partir da concepção de educação e de leitura presente no pensamento de Paulo Freire. Por meio do ato de ler e interpretar, o indivíduo é capaz de protagonizar seu próprio conhecimento e envolver-se em práticas que beneficiem toda a comunidade. A atividade hermenêutica, leitura e interpretação constituem uma ferramenta de libertação que permite ler morfemas, gráficos, imagens e, sobretudo a leitura da vida marcando uma posição no mundo. A formação dos educadores contribui para que estes envolvam-se na promoção das pessoas e na transformação da sociedade. Assim, a reflexão em torno da Casa dos Sonhos articula a formação docente, o ato de ler como ato crítico reflexivo para a leitura da realidade.

Referência(s)