Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA FEITOSA – PORTO DA FOLHA/SE

2025; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51891/rease.v11i1.17791

ISSN

2675-3375

Autores

Alessandra Santana Pereira, Maria Inêz Oliveira Araújo, Edilma Nunes de Jesus, Emanuela Carla dos Santos, Flávia Regina Sobral Feitosa, Karla Fabiany Santana Passos,

Tópico(s)

Waste Management and Recycling

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a percepção dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Antônio Pereira Feitosa com relação à geração e descarte de resíduos sólidos, propondo ações que os estimulem à participação ativa e reflexiva a partir de práticas de Educação Ambiental. A metodologia fundamentou-se na pesquisa descritiva, exploratória e de natureza quali-quantitativa. Para tanto, foram analisados a resposta dos questionários aplicados junto aos discentes do 9º ano, observação simples e a realização de duas oficinas de Diagnóstico Rápido Participativo, pela técnica da “árvore de problemas”; e compostagem. As práticas tiveram o intuito de sensibilizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos sólidos e apresentar uma das formas de tratamento. Os resultados indicaram que os estudantes mudaram de percepção em relação ao lixo e puderam relacionar o conhecimento teórico com a prática. Logo, recomenda-se o desenvolvimento de mais ações/práticas de Educação Ambiental na escola investigada. Porém, não apenas restritas à sensibilização, mas sim, que promovam o contato direto com os problemas ambientais vivenciados.

Referência(s)