O orador Jesus e a construção do ethos durante a pregação do sermão do monte
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Issue: 81 Linguagem: Português
10.28998/2317-9945.202481.152-166
ISSN2317-9945
AutoresMax Silva da Rocha, Deywid Wagner de Melo, João Benvindo de Moura,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoEste trabalho, inserido nos estudos retóricos e argumentativos da linguagem, tem como principal objetivo analisar a construção de imagens de si (ethos), as quais foram despertadas pelo orador Jesus de Nazaré durante a pregação do Sermão do Monte, narrado no Evangelho segundo Mateus, nos capítulos 5, 6 e 7. Para tanto, nos servimos dos postulados teóricos da Retórica, da Argumentação e da Teoria Semiolinguística do Discurso. Os resultados das análises indicam que o referido orador suscitou alguns tipos de ethé, tais como: sério, virtuoso, competente, chefe, solidário, entre outros, com o objetivo de angariar a adesão de seu auditório. Identificamos, também, que essas imagens formuladas discursivamente contribuíram decisivamente para o projeto de influência argumentativa preconizado pelo jovem profeta da Palestina.
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