
Teoria da inclusão: o que a Matemática tem a ver com isso?
2025; Editora Univates; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv22n1-003
ISSN1983-0882
AutoresJosé Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, María Teresa Eglér Mantoan,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNeste texto tratamos de incongruências existentes entre o significado de certos termos matemáticos, especialmente os referentes à Teoria dos Conjuntos, e a compreensão do sentido da inclusão como novo paradigma que refuta toda e qualquer forma de representação e enquadramento das pessoas a partir de critérios externos. Por meio de dez sentenças, exemplos matemáticos e explicações baseadas na filosofia da diferença deleuzeana, contrapomos o sentido da inclusão social e, especificamente, da inclusão escolar, com as ideias de agrupamentos, conjuntos, intersecções, pertencimento e diferença entre, pelas quais a inclusão vem sendo inadequadamente tratada. Nosso intuito, com essa problematização, é trazer ao conhecimento do leitor a sustentação do que é a inclusão evidenciada por meio de exemplos criados a partir de uma ciência exata. Concluímos que o uso indiscriminado de expressões que pertencem à Teoria dos Conjuntos, na tentativa de explicar a inclusão, contribui para que persistam entendimentos equivocados da “Teoria da inclusão”.
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