Artigo Acesso aberto Revisado por pares

"Vamos precisar de todo mundo"

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Linguagem: Português

10.20396/pita.v14i00.8675930

ISSN

2237-387X

Autores

Ana Paula da Silva Santos, Victor Hugo Neves de Oliveira,

Tópico(s)

Social Sciences and Policies

Resumo

O presente artigo elabora considerações sobre o processo de experimentação artística desenvolvido na Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, localizada na cidade de Maceió, em Alagoas. Em tais práticas pedagógicas buscou-se por meio dos saberes afrodiaspóricos da tradição do Mané do Rosário explorar dimensões da vida relacionadas ao pertencimento, à territorialidade, à representatividade e à ancestralidade da cultura negra. No desenvolvimento dos saberes afrodiaspóricos aplicados ao ensino e aprendizagem do Teatro, foram utilizados alguns referenciais teóricos como: Azoilda Trindade, Leda Maria Martins, Renato Teixeira e Zeca Ligiéro. Esses referenciais fundamentaram o processo de experimentação artística, estabelecendo interfaces com a Lei nº 11.645/2008 da LDBEN 9.394/1996, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena na escola.

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