“Chorei sem saber o que ensinar”: reformismo, plataformização e precarização do trabalho docente na educação básica
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v16i3.63582
ISSN2175-5604
AutoresJoão Eudes Alexandre de Sousa Júnior,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoO objetivo deste artigo é discutir como as “inovações” oriundas dos reformadores empresariais da educação, através do incentivo à plataformização via TDIC, reforçam estratégias de reificação dos currículos escolares, acentuando a alienação da força de trabalho educativo, precarizando à docência. O referencial teórico-metodológico adotado centra-se na investigação documental, desvelando-se mecanismos de exploração do trabalho docente apoiados por três condicionantes: alienação do trabalho, robotização do ensino (plataformização) e hiperprodutividade. Conclui-se que a tendência privatista liberal para C&T ainda é dual e reprodutivista, distante da uma práxis transformadora.
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