O Gira-Mundo Mondragon-País Basco-Espanha-Paraíba e o neocolonialismo educacional 4.0: relações assimétricas e a imposição da ideologia neoliberal
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v16i3.64036
ISSN2175-5604
AutoresDiego Pessoa Irineu de França,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoAs transformações técnico-científicas impulsionadas pela reestruturação do capital impactam nos modelos educacionais vigentes na era da educação 4.0. Contrário às promessas de inovação, coexistem os fantasmas da precarização e do reforço às assimetrias entre Norte-Global e Sul-Global. Os primeiros mantêm uma espécie de neocolonialismo digital educacional, ao comercializarem seus programas educacionais, formações continuadas e pacotes tecnológicos para os estados periféricos. Neste contexto, este artigo discute as contradições existentes nos modelos educacionais hegemônicos, explicitando a manutenção da subalternidade educacional dos estados periféricos, a partir das experiências vivenciadas no Gira-Mundo Professores (Paraíba-Mondragon Unibertsitatea/País Basco-Espanha), que identificam os riscos de transposições acríticas de propostas pedagógicas vindas de “cima”.
Referência(s)