Artigo Acesso aberto

Ambientes virtuais de aprendizagem

2025; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.35819/2vzt4t19

ISSN

2318-9584

Autores

Leandro Branco Rocha, David Matos Milhomens, Magali Inês Pessini, Sonia Maria Macedo, Michelsch João da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A Pandemia Covid-19 proporcionou um salto significativo na aplicação da tecnologia como ferramenta na educação e ressignificou as formas de ensino com uma mudança estrutural que possivelmente persistirá no futuro da educação. A presente pesquisa teve como objetivo comparar dois cursos de pós-graduação dentro de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso com oferta na modalidade presencial e EAD (ensino a distância) por meio, respectivamente, da plataforma Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) e a plataforma MOODLE na utilização da prática docente do curso de pós-graduação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram: de finalidade aplicada, de objetivo exploratório e descritivo, com abordagem de pesquisa qualitativa, com coleta de informação bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados qualitativos foram coletados com instrumento de coleta de dados de roteiro autoetnográfico, cuja análise foi realizada em forma de autoetnografia. Na análise de dados e resultados obtidos foram verificadas dificuldades de utilização da plataforma, preferências por repositório de material e limitações da plataforma. Foi possível verificar a divergência entre a utilização da plataforma de aprendizagem por docentes que atuam no ensino presencial e a distância, bem como suas diferentes organizações de sala de aula que possibilitam facilidade ou dificuldade de aprendizagem por parte do discente.

Referência(s)
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