Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelo educacional usando impressora 3D na prototipagem do ensino para resolução de problemas na saúde

2025; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v14i1.47883

ISSN

2525-3409

Autores

Luis Miguel Carvalho Mendes, Sofia Caroline Cavalcante Rocha, Sonara Santos Miranda, Iolanda Santos, Lucas Arruda Lino, Ivo Sócrates Moraes de Oliveira, PEDRO ARRUDA ROCHA, Francícero Rocha Lopes, David Salen Alves Azevedo, Paulo Henrique Silva Pereira, Walmirton Bezerra D’Alessandro,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

Reações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas decorrentes da homeostasia humana podem ser melhor explicadas com um modelo preciso da realidade impresso. Criação de estruturas biológicas através da impressão 3D auxiliam os alunos da área da saúde no melhor entendimento de assuntos complexos. Sair do viés slide e vídeos animados, para estruturas físicas táteis e de montagem, para que o aluno se torne protagonista, auxilia no estímulo do conhecimento e saberes educacionais dos discentes. Este estudo busca apresentar uma proposta de aplicação para a impressora 3D no contexto educacional, em uma universidade do município de Gurupi-TO (UNIRG), associando-a à resolução de problemas. Na ocasião, os estudantes usaram conhecimentos adquiridos em sala para atuar sobre o problema que permeia várias instituições de ensino: a falta de material didático para uso em atividades práticas. A partir disso, usar a metodologia ativa Design Thinking para auxiliar no processo, construindo ideias e protótipos para uso como material didático. Os resultados apontam que a impressora 3D pode facilitar o ensino de conteúdos que compõem o currículo acadêmico, seja estimulando os estudantes na construção de modelos ou fazendo uso de modelos prontos como material didático.

Referência(s)
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