Artigo Acesso aberto

Identificação morfológica dos materiais têxteis em vestuários presentes nas reservas técnicas do Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO)

2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 63 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv18.n63-008

ISSN

1988-5245

Autores

Ronaldo Salvador Vasques, Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos, Kamilly Stecinski, Jordana Franco Siscato, Márcia Regina Paiva, Fabrício de Souza Fortunato,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

O século XX foi marcado por avanços tecnológicos na indústria têxtil, destacando-se a evolução das fibras artificiais e sintéticas. Com o objetivo de identificar a conservação de roupas e acessórios de cunho têxtil não-natural em museus de traje e moda, foi analisado um vestido pertencente ao Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), usado pela cantora brasileira Clara Nunes. Neste estudo, a metodologia utilizada foi teórico-prática, a parte teórica baseia-se em pesquisa de imagens e bibliografia para contextualização histórica, enquanto a parte prática envolve análise com conta-fios manual e eletrônico realizando a observação por morfologia das fibras têxteis e o toque sensorial das peças. As fibras artificias e sintéticas, apesar de duráveis, se degradam com o tempo, resultando em enfraquecimento e alteração de coloração, além disso, fragmentos encontrados nas peças podem indicar contaminação externa ou degradação causada pela poluição do ar. Essa pesquisa foi baseada nos estudos e livros sobre “Museologia da Moda: Acervos e coleções no Brasil” da autora Dra. Manon Salles e o livro “Patrimônio Têxtil e Vestuário: um olhar para os acervos de moda nos museus” do autor e Engenheiro Têxtil Dr. Ronaldo Salvador Vasques.

Referência(s)