Identificação morfológica dos materiais têxteis em vestuários presentes nas reservas técnicas do Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO)
2025; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 18; Issue: 63 Linguagem: Português
10.55905/rdelosv18.n63-008
ISSN1988-5245
AutoresRonaldo Salvador Vasques, Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos, Kamilly Stecinski, Jordana Franco Siscato, Márcia Regina Paiva, Fabrício de Souza Fortunato,
Tópico(s)Sustainable Design and Development
ResumoO século XX foi marcado por avanços tecnológicos na indústria têxtil, destacando-se a evolução das fibras artificiais e sintéticas. Com o objetivo de identificar a conservação de roupas e acessórios de cunho têxtil não-natural em museus de traje e moda, foi analisado um vestido pertencente ao Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), usado pela cantora brasileira Clara Nunes. Neste estudo, a metodologia utilizada foi teórico-prática, a parte teórica baseia-se em pesquisa de imagens e bibliografia para contextualização histórica, enquanto a parte prática envolve análise com conta-fios manual e eletrônico realizando a observação por morfologia das fibras têxteis e o toque sensorial das peças. As fibras artificias e sintéticas, apesar de duráveis, se degradam com o tempo, resultando em enfraquecimento e alteração de coloração, além disso, fragmentos encontrados nas peças podem indicar contaminação externa ou degradação causada pela poluição do ar. Essa pesquisa foi baseada nos estudos e livros sobre “Museologia da Moda: Acervos e coleções no Brasil” da autora Dra. Manon Salles e o livro “Patrimônio Têxtil e Vestuário: um olhar para os acervos de moda nos museus” do autor e Engenheiro Têxtil Dr. Ronaldo Salvador Vasques.
Referência(s)