Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação em Direitos Humanos nas Escolas

2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36704/sdhe.v7i2.9219

ISSN

2596-1772

Autores

Rosana Machado dos Reis, Luciano Henrique Trindade,

Tópico(s)

Peace and Human Rights Education

Resumo

Este trabalho analisa a presença da Educação em Direitos Humanos (EDH) e dos Direitos Humanos (DH) nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de escolas municipais da região de Pirituba, São Paulo. Através de uma pesquisa qualitativa documental, foram analisados os PPPs de 35 escolas disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados revelaram que apenas 11 escolas mencionaram a temática de DH e EDH em seus PPPs, e somente 4 demonstraram práticas efetivas. Conclui-se que há uma lacuna entre a legislação e a prática nas escolas quanto à implementação da EDH, e que a autonomia das escolas na elaboração dos PPPs resulta em baixa adesão a esses temas.

Referência(s)