
O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão
2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36704/sdhe.v7i2.9130
ISSN2596-1772
AutoresGabriel Fontoura Motta, Suzi Frankl Sperber,
Tópico(s)Psychodrama and Leishmaniasis Studies
ResumoEste estudo explora o audiodrama Los Ciegos, inspirado na peça simbolista “Os Cegos” (1890) de Maurice Maeterlinck. O projeto foi desenvolvido no curso online ¿Hablas Español?, voltado ao ensino de teatro e da língua espanhola para pessoas com mais de 60 anos, como parte do programa de extensão “universIDADE” da Unicamp. Utilizando o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e os Jogos Teatrais de Viola Spolin, o projeto combate o etarismo e promove a expressão crítica e a inclusão social. A pesquisa explora como a interação e a criatividade no teatro ajudam os alunos a experienciar a interpretação ativa de narrativas sociais e digitais, fortalecendo o exercício da cidadania e combatendo fake news. Os resultados iniciais indicam melhorias na expressão e na superação do isolamento social, evidenciando o impacto positivo da educação artística. Alinhada aos Direitos Humanos, a pesquisa contribui para o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, promovendo educação de qualidade e inclusão social.
Referência(s)