
Desafios e potencialidades de uma abordagem decolonial no Ensino de Inglês no Brasil e a concepção da BNCC
2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36704/sdhe.v7i2.9142
ISSN2596-1772
AutoresCaroline Martins dos Santos, Felipe De Paula Marques,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste ensaio investiga-se como o ensino de inglês no Brasil, e as concepções presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforça estruturas de colonialidade, perpetuando a visão do falante nativo como referência ideal. No trabalho argumenta-se que essa abordagem marginaliza epistemologias e variedades linguísticas locais, mantendo a hegemonia eurocêntrica. Propõe-se uma abordagem decolonial que reconheça o inglês como uma língua internacional, adaptável às realidades dos estudantes brasileiros, valorizando suas identidades e contextos culturais. O conceito de Inglês como Língua Franca é discutido como uma alternativa ao paradigma colonial, buscando uma educação mais democrática e inclusiva que incentive a apropriação crítica da língua pelos alunos.
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