Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A trajetória da disciplina História Natural/Biologia na Escola Normal Oficial de Pernambuco

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 53 Linguagem: Português

10.36704/eef.v27i53.8301

ISSN

2317-0093

Autores

Gilmar Beserra de Farias,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de investigar a trajetória da disciplina História Natural/Biologia na Escola Normal Oficial de Pernambuco, analisando a sua presença, denominação e os seus ramos do conhecimento, de 1864 até 2022. Por meio de pesquisa documental e historiográfica, foram conjuntamente analisados programas de ensino da Escola Normal, leis, atas, relatórios governamentais, revistas e notícias em jornais de grande circulação. A História Natural foi introduzida no currículo da Escola Normal em 1875. A Biologia iniciou a sua abreviação na década de 1970, quando foram incorporados conteúdos de Física e Química em uma disciplina chamada Ciências Físicas e Biológicas. Em 2022, por conta do seu estabelecimento como um componente curricular da Formação Geral Básica, a Biologia sofreu uma simplificação nos seus conteúdos a partir da implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

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