Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação Ambiental Crítica e o território da Zona da Mata mineira:

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 27; Issue: 53 Linguagem: Português

10.36704/eef.v27i53.8430

ISSN

2317-0093

Autores

Alen Batista Henriques,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A Zona da Mata de Minas Gerais foi a última região do Estado a ser colonizada. Nas últimas décadas este território vivencia experiências econômicas produtoras de impactos ambientais como as ligadas à mineração e à construção de barragens. Os objetivos deste artigo se encontram na discussão sobre a educação ambiental crítica enquanto ferramenta para compreensão das demandas ambientais atuais. Para tanto, o texto se amparou em uma pesquisa bibliográfica e em dados secundários. Inicialmente, é apresentado um histórico do processo de ocupação e degradação ambiental da Mata mineira. Adiante, discute-se a relação entre o modelo econômico implantado em porções desse território e a produção de vulnerabilidades socioambientais. Por fim, são expostos conceitos da educação ambiental crítica articulando-a ao processo de crescimento econômico e às correntes de pensamento ambiental. Conclui-se que a defesa da educação ambiental crítica é necessária para o fortalecimento de um contraponto frente aos modelos de pensamento hegemônicos.

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