Atendimento Educacional Especializado: um olhar para a educação escolar indígena (Guarani/Kaiowá) e inclusiva no Município de Amambai-MS

2024; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30612/riet.v4i2.18165

ISSN

2676-0355

Autores

Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Racquel Valério Martins, Alfonso L. Muñoz Benites,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A educação escolar indígena vive de uma luta constante por seus direitos constitucionais e linguísticos, e pelo reconhecimento por uma educação diferenciada, intercultural e bilingue, que atenda às necessidades da comunidade local, regional e em âmbito nacional. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da educação inclusiva na modalidade Educação Escolar Indígena no município de Amambai-MS, nos anos de (2020-2023). Foi realizada pesquisa documental com abordagem qualitativa, tendo como material de análise, planilhas dos atendimentos individuais da educação especial indígena pela escola alvo desta pesquisa. Realizou-se ainda, entrevista com uma pessoa da comunidade, Nandesy (líder religiosa) e com uma servidora pública. Finalizamos com o entendimento de que, com relação ao estudante especial para o Guarani/Kaiowá leva-se em consideração as questões culturais dos mais antigos, valores estes que precisam ser incorporados ao modelo pedagógico da escola indígena. Consideramos que as políticas educacionais, especificamente as voltadas para a educação especial/indígena, precisam ser pensadas e repensadas entre outras políticas públicas, como as da saúde e social principalmente. Esperamos que a partir destes dados aqui apresentados, está pesquisa seja um instrumento de orientação a outros pesquisadores, um convite a mergulhar neste universo das crianças especiais/indígenas, para que assim assegure o direito, a aprendizagem, o bem-estar social, e inclusão, respeitando as especificidades de cada etnia, para que assim seja eliminado a invisibilidade destes alunos no contexto escolar.

Referência(s)