Olhar e perceber
2025; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 33 Linguagem: Português
10.23925/1983-4373.2024i33p197-215
ISSN1983-4373
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO presente texto tem por objetivo compreender o modo como no romance A asa e serpente e no filme Matadouro, ambos de Vicente Franz Cecim (2020; 1975), se dá a realização do homem em meio a um espaço de negação do próprio humano como pro-cura. O diálogo com as obras em estudo tem como ponto de partida as considerações a respeito da “repetição” e “diferença” feitas por Deleuze (1998), para que se compreenda a maneira radical que o romance e o filme as produzem. Isso abriu o texto ao diálogo com Agamben (2009), no que concerne à contemporaneidade e à responsividade do artista em relação a ela, conduzindo para a circum-inscrição e trans-torno, categorias-chave do método de leitura hermenêutica do pesquisador, os quais buscam mostrar, trazendo Rancière (2021) para o fechamento do texto, como as obras se conduzem para uma ficção à margem do nada.
Referência(s)